Jogos Olímpicos Rio 2016 Jogos Paralímpicos Rio 2016

Como Utilizar o Portal?


COMO UTILIZAR O PORTAL DE SUPRIMENTOS?

O Portal de Suprimentos é a ferramenta de comunicação e transparência com os fornecedores interessados em participar dos processos concorrenciais do Comitê Rio 2016.

O principal objetivo é disponibilizar para o público amplo informações sobre nossos processos de concorrência, assim como a possibilidade de candidatura de qualquer fornecedor nestes processos que estejam em andamento, a partir do seu cadastro na nossa base de fornecedores.

Dentre as informações disponibilizadas, inclui o Plano de Compras com a previsão do que ainda será contratado e documentos complementares para a participação das concorrências, como Requerimentos e Guias de Sustentabilidade, formulários e manuais.

No Manual do Fornecedor encontram-se as principais informações referentes à utilização do Portal de Suprimentos.

 

Segue abaixo uma descrição de como navegar por nossas páginas:

COMITÊ ORGANIZADOR:

Estão disponíveis informações gerais sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, sua governança, equipe e estrutura.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES:

A nossa estratégia de relacionamento com os Fornecedores a nível de desenvolve-los sempre mantendo o nosso compromisso com o Legado que os Jogos irão deixar e com a Sustentabilidade que atravessa nossas contratações desde o seu planejamento até a sua última etapa. Também é apresentada a nossa parceria com o Sebrae, a partir de um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de Fornecedores.

GUIA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS SUSTENTÁVEIS:

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ terão como sua marca principal a transformação sustentável através do poder do esporte, trazendo mudanças permanentes para nossa cidade e benefícios que se espalharão por todo o país.

Seguindo esse princípio, a área de Suprimentos do Rio 2016™ busca integrar a sustentabilidade às suas práticas diárias de negócios. O objetivo é garantir que os produtos e serviços contratados pelo Comitê estejam alinhados com nossos compromissos.

O Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentável dos Jogos mostra como esses pilares se entrelaçam com nossos requerimentos e é a leitura básica de todos os interessados em entender os processos de contratação de bens e serviços do Rio 2016™. No Guia, são listadas, inclusive, as certificações que o Rio 2016™ considera diferenciais competitivos nos processos de avaliação, como a ISO 20121 – Sustentabilidade na Gestão de Eventos, que foi elaborada em conjunto pela ISO e por órgãos de 34 países, inclusive a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e utilizada pela primeira vez em Londres, durante os Jogos Olímpicos.

CANDIDATAR-SE:

A empresa interessada deve estar com o seu PRÉ-CADASTRO finalizado para poder se CANDIDATAR a um processo, seguem abaixo as orientações:

Importante ressaltar que a CANDIDATURA, não é o único meio de entrada em um Processo Seletivo, pois os negociadores têm a autonomia de convidar outros fornecedores cadastrados a participar de qualquer processo, utilizando uma pesquisa na base de dados do Portal de Suprimentos.

Observação: Antes de Novembro de 2014 o Candidatar-se era utilizado como mais um meio de captação de fornecedores com flexibilidade de datas estabelecidas. A partir de Novembro de 2014 as datas do Candidatar-se primeiramente são estabelecidas com a expectativa de data de primeira oferta, até o lançamento da RFP, após o lançamento a data é ajustada para dois dias úteis antes do prazo final da primeira oferta, desta forma mesmo que o processo tenha sido iniciado fornecedores que se candidatarem no prazo podem fazer parte da concorrência até o limite de dois dias úteis antes da entrega das primeiras ofertas pelos participantes.

PERGUNTAS FREQUENTES:

Aqui estão alguns esclarecimentos sobre como o Comitê Rio 2016 procede em relação aos processos de aquisições, cadastro e planejamento. Lembrando que estamos sempre abertos a esclarecimentos de demais questionamentos que possam surgir.

NOVIDADES:

São as notícias que divulgamos sobre algumas de nossas contratações, parcerias e destaques dentro da Cadeia de Suprimentos Rio 2016.

PLANO DE COMPRAS:

Por meio do Plano de Compras, o mercado poderá consultar as datas previstas para as solicitações de cotação nos mais variados setores de bens e serviços que a organização dos Jogos vai demandar até 2016.

O Plano de Compras é uma importante ferramenta para garantir a manutenção de rígidos critérios de transparência nessas aquisições, com atualização mensal.

Observação: O Comitê Rio 2016 se reserva o direito de alterar a lista sem aviso prévio.

DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD:

O Portal de Suprimentos disponibiliza para download a maioria dos arquivos que os fornecedores deverão utilizar ou preencher durante o processo de concorrência. Ali também se encontram alguns documentos complementares como os Guias e Requerimentos de Sustentabilidade, manuais, entre outros.

CADASTRO:

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ vai oferecer a empresas de todos os portes a possibilidade de se juntar ao nosso grupo de fornecedores de bens e serviços.

Nesta área do site, as empresas podem realizar o seu Pré-Cadastro. Esse é o primeiro passo para fazer parte do nosso time.

NEGÓCIOS COM PATROCINADORES:

Links para acesso a patrocinadores dos Jogos.