Jogos Olímpicos Rio 2016 Jogos Paralímpicos Rio 2016

Novidades

Manual de Compras Sustentáveis CEBDS

Foi lançado, no fim de maio (21/5), o primeiro Manual de Compras Sustentáveis, pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), com consultoria da EY e colaboração de 21 grandes empresas engajadas no tema sustentabilidade. O objetivo é orientar empresas privadas a adotarem as melhores práticas socioambientais na contratação de seus fornecedores, o que ajuda a conscientizá-los, um dos maiores desafios atuais para dar ênfase às soluções sustentáveis.

 “O desenvolvimento do manual vem contribuir para área de Compras das empresas e orienta como fazer as compras de maneira sustentável. Entendemos que os profissionais da área de Compras terão uma importante ferramenta em mãos”, explica Mariana Grossi, presidente do CEBDS.

 Os critérios vão desde uma análise que valorize empresas da cadeia que se destacam no tema sustentabilidade até o acompanhamento e a capacitação desses fornecedores. Os resultados já foram testados e aprovados, por exemplo, pela organização dos Jogos Olímpicos de 2016, que desenvolveu um projeto-piloto com todo o racional proposto pelo manual. “Após a utilização, verificamos que nosso processo, inclusive no que diz respeito à inclusão de sustentabilidade, está de acordo com as melhores práticas de mercado”, afirmou o gerente-geral da equipe de suprimentos da Rio 2016, João Saravia.

 O manual, disponível para download no link http://cebds.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Manual-de-compras-versão-web.pdf , mostra que o processo tradicional de compras baseado em critérios comerciais e no menor preço pode dialogar com a sustentabilidade. E os resultados para uma cadeia de compras que visa ao “melhor preço” em vez de somente ao “menor preço” são maior ganho de imagem, diminuição de riscos e, consequentemente, maior eficiência operacional.