Jogos Olímpicos Rio 2016 Jogos Paralímpicos Rio 2016

Novidades

Preparando o mercado de móveis, utensílios e equipamentos (FF&E)

O Comitê Rio 2016 lançará em breve sua RFP para aquisição e gerenciamento de projetos de FF&E (Furniture, Fixtures and Equipments/Móveis, Acessórios e Equipamentos).

O serviço de Gerenciamento de Projetos para FF&E consistirá no apoio à gestão de toda a Cadeia de Suprimentos dessa categoria, cobrindo todas as etapas do processo, desde o planejamento até a dissolução.

Ficará a critério do fornecedor concorrer apenas para o escopo de Serviços de Gerenciamento de Projetos, Fornecimento de Itens de FF&E ou ambos.

Para se candidatar, acesse a área de Status da Concorrência e clique em Candidate-se ao Processo. Fornecedores que não possuírem Pré-Cadastro deverão preenchê-lo antes de se candidatarem.

Certificações

Para aprovação do Pré-Cadastro, os fornecedores deverão possuir as certificações da FSC ou CERFLOR (para itens de madeira) e SEDEX (para alguns itens que serão especificados posteriormente) ou estar em processo de certificação durante o período de concorrência. Caso o fornecedor não apresente as certificações obrigatórias até a última rodada de negociação, será desclassificado por análise técnica.

 FSC

O FSC, Forest Stewardship Council, é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo.

Fundado em 1993 como resposta às preocupações com o desmatamento global, atualmente o FSC tem sede em Bonn, na Alemanha, e é representado nacionalmente em quase 80 países.

O selo FSC reconhece a produção responsável de produtos florestais, permitindo que os consumidores e as empresas tomem decisões conscientes de compra, beneficiando as pessoas e o ambiente, bem como agregando valor aos negócios.

CERFLOR

Certificação florestal criada em agosto de 2002, que segue critérios e indicadores nacionais prescritos nas normas elaboradas pela ABNT e integradas ao Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e ao Inmetro.

Como funciona o sistema de cadeia de custódia FSC e como o consumidor pode saber se a empresa que está vendendo a madeira faz parte da cadeia?

A cadeia de custódia (CoC, sigla em inglês) atesta a rastreabilidade da matéria-prima que sai da floresta até o produto final, isto é, os produtos que levam o selo de cadeia de custódia foram de fato produzidos a partir de matérias-primas florestais certificadas.

SEDEX

O Comitê Rio 2016 firmou uma parceria com o SEDEX Global, um banco de dados on-line de fornecedores e clientes, que permitirá ao Rio 2016 monitorar a ética, o trabalho e o desempenho relacionados com o ambiente dos fornecedores de produto e serviço ao Rio 2016. Os fornecedores envolvidos nos segmentos “críticos” deverão se cadastrar no banco de dados do SEDEX Global e, caso seja solicitado, realizar auditoria baseada na metodologia do SMETA 4 Pillars.

Para auxilio e mais informações, consulte o Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentáveis que se encontra no Portal de Suprimentos: (https://portaldesuprimentos.rio2016.com) e o website do SEDEX Global (http://www.sedexglobal.com/pt-br/).

Documentos relacionados a essa categoria até o momento:

 

 

 

 

 

 

  • Manual Sedex:(disponível em breve)

 

  • Catálogo de Itens para 1ª RFP de FF&E:   Clique aqui

 

Em caso de dúvidas, sugestões ou considerações favor enviar e-mail para maraujo_ey@rio2016.com ou entrar em contato pelo telefone (21) 2016-5492