Jogos Olímpicos Rio 2016 Jogos Paralímpicos Rio 2016

Novidades

Rio 2016 forma parceria com Sedex Global para entregar uma cadeia de suprimentos sustentável

Rio 2016 firmou uma parceria com o especialista no gerenciamento de práticas éticas e responsáveis na cadeia de suprimentos, Sedex Global, para ajudar com a implementação da estratégia de sourcing dos próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
 
Pelo acordo, os fornecedores do Rio 2016 terão acesso a ferramentas e plataformas on-line do Sedex (Supplier Ethical Data Exchange) para compartilhamento de dados da cadeia de suprimentos.

O acordo permitirá ao Rio 2016 monitorar a ética, o trabalho e o desempenho relacionados com o ambiente das empresas responsáveis pela fabricação dos materiais utilizados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Os fornecedores envolvidos nos segmentos “críticos” dos Jogos também serão monitorados via plataforma Sedex. Auditorias com base na metodologia Sedex/SMETA serão aplicadas aos fornecedores para identificar eventuais problemas na cadeia de suprimentos. Onde irregularidades forem identificadas, ferramentas, guias e relatórios do Sedex serão utilizados para informar os planos de ação corretiva do Comitê Rio 2016 para os fornecedores, a fim de que resolvam essas questões.

Além de oferecer um apoio importante para os fornecedores até os Jogos, essa iniciativa promete deixar um legado para o país mediante a introdução, no mercado brasileiro, de uma ferramenta para monitorar e gerenciar padrões sustentáveis da cadeia de suprimentos. Esta foi utilizada com sucesso pelo Locog (Comitê Organizador de Londres para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2012) nos últimos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Sedex é uma das principais organizações sem fins lucrativos, cuja missão é conduzir a colaboração, aumentar a transparência e fortalecer a capacidade do que é necessário para elevar os padrões em todos os níveis da cadeia de suprimentos. Tem 30 mil membros em todo o mundo e oferece a maior plataforma colaborativa para o gerenciamento e compartilhamento de dados de cadeias de suprimentos éticas. O banco de dados on-line seguro do Sedex permite a seus membros armazenar, compartilhar e fornecer informações em quatro áreas principais: ética nos negócios, normas trabalhistas, saúde e segurança e meio ambiente.